Páginas

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Vale a pena ouvir de novo e de novo: ALICE IN CHAINS - JAR OF FLIES



          Aproveitando a passagem da banda pelo Brasil, que se apresentará no Rock In Rio e em São Paulo e Porto Alegre. Está é a terceira vinda da banda ao Brasil. Com cinco discos de estúdios lançados e dois EP's - não estou contando coletâneas, discos ao vivo e nem box-set. O AIC é uma das maiores bandas da história do rock e do tal movimento grunge.
          O ALICE IN CHAINS é uma daquelas poucas bandas que nunca lançou um disco ruim. Tem aquele mais inspirado, aquele um pouco mais fraco. Mas não tem como alguém dizer: "-Nossa que porcaria de disco!"
       Jar of Flies marca a estréia do baixista Mike Inez (ex-OZZY OSBOURNE), no lugar de MIKE STARR. E marca também a estréia de novos elementos e instrumentos na composição da banda. A banda naquele época vinha da turne do bem sucedido albúm DIRT, e definitivamente havia alcançado fama no mundo todo, eles inclusive tocaram no HOLLYWOOD ROCK de 1993 e gozavam de um prestigio ímpar no meio musical. O som da banda sempre foi marcado por letras sobre morte, depressão. Era como se o AIC vivesse em um quarto trancado e escuro e em JAR OF FLIES eles abriram a janela e deixaram o sol entrar.
          O disco começa com Rotten Apples e a principio nada mudou. Em seguida temos Nutshell, I Stay Away e No Excuses, uma trinca matadora e acústica. Mas o melhor ainda estava por vir, outra trinca, mas desta vez apresentando um outro AIC. Um ALICE IN CHAINS swingado, folk, guitarras com slide, country. Ouça Whale and Wasp, Don't Follow e Swing on this e você irá experimentar um AIC até então inédito.
          JAR OF FLIES foi o primeiro EP a chegar a primeira posição na parada de álbuns da Billboard. É, também deste EP o maior hit do ALICE IN CHAINS, No Excuses. Está canção foi a a única da banda a chegar ao primeiro lugar das paradas dos EUA.
          O nome JAR OF FLIES, segundo eles vem de um experimento científico do guitarrista Jerry Cantrell, ainda no primário.

"Eles o deram dois jarros cheios de moscas. Um dos jarros eles superalimentaram, e o outro jarro eles subalimentaram. Aquele que eles superalimentaram floresceu por um tempo, então todas as moscas morreram pela superpopulação. Aquele que eles subalimentaram teve a maior parte de suas moscas sobrevivendo o ano todo. Eu acho que há uma mensagem nisso em algum lugar. Evidentemente esse experimento teve um grande impacto no Jerry."
Layne Staley na época.
           
          Este EP é um grande aquecimento para as apresentações da banda por aqui. Não deixe de ouvir este grande lançamento desta grande banda.

Alessandro Eduardo

NO EXCUSES


I STAY AWAY


DON'T FOLLOW



Nenhum comentário:

Postar um comentário